terça-feira, 3 de junho de 2014

mOstrA



§01.
gestalt: palavra alemã sem tradução em português, usada, simultaneamente, para referir-se a um processo de organizar, configurar, dar forma, quanto para mostrar como o mundo mesmo não é algo absoluto, acabado, imutável - não só o que é subjetivo, mas também o que é objetivo, são relativos.

§02.
o anarquismo, como projeto político, é múltiplo, e como processo histórico, está longe de ser dado como morto. múltiplo e vivo, o anarquismo se desdobra em anarquismos. tanto que, ser anarquista, é, desde já, tanto estar envolvid# e engajad# em organizar, configurar, dar forma 'a' um e 'em' um mundo que se auto-organiza anarquicamente.      

§03. 
envolvimento e engajamento que também se desdobra para além do documentar tal anarco-mundo. desdobra-se como representa-lo, ficciona-lo, imagina-lo e refleti-lo. desse modo, tanto a forma quanto o conteúdo de qualquer realização anarquista interage uma com a outra. assim fazer filme não é diferente.

§04.
um filme de gestalt anarquista se realiza dentro do horizonte que vai da deseducação fílmica até a desobediência áudio-visual. deseducação por ter de se desintoxicar de toda produção fílmica da indústria do cinema, seja empresarial ou estatal. desobediência por ter o autodidatismo, o artesanal e o "faça vc mesm#" como resistência aos discursos de poder criados nas universidades em seus departamentos de cinema, design, marketing e propaganda.

§05.
há uma história de resistência áudio-visual, raramente contada, que deve ser posta à re-existência: o cinema independente, autogestionado, libertário do "faça vc mesm#". e aqui entra a chamada para a realização da 1ª mostra do filme de gestalt anarquista em brasília! tal se realizará, modestamente, em apenas um dia dividido em dois momentos: uma oficina sobre "deseducação fílmica e desobediência áudio-visual" pela tarde e a exibição, pela noite, de quatro curta-metragens seguida de discussão com suas ou seus respectiv#s realizador#s. 

nota: a programação definitiva com os locais que se realizarão a oficina e a exibição dos curta-metragens sairá assim que for divulgados os filmes escolhidos (http://www.youblisher.com/p/916647-rEgUlAmEntO-da-1a-mOstrA-dO-fIlmE-dE-gEstAlt-AnArqUIstA/) mediante a inscrição (http://gestaltanarquista.blogspot.com.br/2014/06/fcha-de-nscrca0.html). portanto, acompanhem as atualização desse blog inscrevendo o e-mail em nossa lista de feed. 



0 comentários:

Postar um comentário